4 Tarefas que todo Assistente de Compras Não Deveria Ignorar

Aqui na TerNet, nós temos um serviço chamado Central de Compras, trata-se de um departamento que negocia constantemente com fornecedores do mercado e realiza compras pelos clientes de forma terceirizada.

Ao longo dos últimos anos, executando este serviço e conhecendo as operações de compras em diversas empresas, entendemos o que realmente tornava o nosso serviço diferente a ponto de gerar até 80% de economia nas compras feitas, fatores esses que compartilhamos neste artigo para que você analista e assistente de compras, possam aplicar no seu dia a dia.

  1. Negociar e comparar preços constantemente

Os preços sugeridos por fornecedores diferem de cliente para cliente, já que eles ofertam um preço sobre a solicitação realizada e não somente por uma tabela. É por isto que podem ocorrer de vendas, por um preço a você, e por outro totalmente diferente (acima ou abaixo) para outra empresa.

Para obter o melhor preço, negocie sempre com novos fornecedores. Este deve ser um processo padrão, nunca aceite o primeiro preço e sempre solicite desconto. E não hesite em renegociar com os fornecedores com os quais já falou!

  1. Não se acomodar a compras recorrentes

É muito comum realizar compras de forma automática, uma vez que que o fornecedor se torna confiável e entrega no prazo.

O ponto é:  Se não houver reavaliação de preço você tende a comprar produtos por valores que estão acima do que poderia barganhar, isto ocorre por causa da volatilidade do mercado que muda conforme a economia.

Como a TerNet compra para diversos hospitais, e esta inteligência é agregada em nossa plataforma, os clientes TerNet podem contar com uma lista de fornecedores, onde o melhor preço foi alcançado por uma experiência de compra que realmente ocorreu em algum momento anterior.

  1. Analisar o histórico de compras periodicamente

“Qual o último preço pago pelo produto?”,

“Qual o preço médio pago, naqueles produtos, nos últimos meses?”.

Anote e compare o histórico de compras para exigir e comprar sempre com os melhores custos e benefícios.

No caso da plataforma de cotação da TerNet, esta inteligência já é apresentada junto da interface de operação. Durante a avaliação das compras a plataforma já mostra o cruzamento de informações relevantes sobre os fornecedores e os produtos o qual se está avaliando a compra. Isto agiliza o trabalho, evita troca de telas para fazer considerações e promove um ganho de eficiência ao processo.

  1. Solicitar personalizações de plataforma

Utiliza uma plataforma de cotação e sente falta de recursos e funcionalidades que se adequem a seu processo de compras?

Exija do fornecedor da plataforma!

Em muitos casos os fornecedores ignoram pequenas alterações pois utilizam uma plataforma pronta e fechada, talvez seja o caso de avaliar novas possibilidades com seu gerente.

Diferente de uma plataforma rígida de mercado que pode custar rios de dinheiro para personalizar, a TerNet não depende de terceiros para desenvolver e personalizar recursos e funcionalidades que se adequem ao seu processo de compras. É exatamente com este espírito que a nossa plataforma foi desenvolvida. Sem adicionar funções que não agregam valor, desenvolvemos apenas o que realmente é prático e mantemos a plataforma em constante evolução!

Agora é com você

Aplique estas dicas e compre sempre com o melhor custo x benefício. Você pode começar com uma dica e aplicar as demais semana a semana. O importante é sempre melhorar.


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